terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata)

No início eu fiquei meio cismado com esta planta pela quantidade de espinhos que possui; é espinho no caule, nos ramos e nas flores, mas o resultado final agradou; sua florada é espetacular,  porém as flores duram apenas um dia.
Trata-se de um cacto trepadeira com folhas, seu nome vem do latim e significa "rogai por nós", também conhecida por Trepadeira-limão , Groselha-de-barbados  ou Cacto-trepadeira.
Dizem que suas folhas são comestíveis, assim como suas flores, e já que ela é a mãe da criança, estamos esperando a Márcia fazer a degustação para podermos experimentar também, pois se algo der errado, que seja com ela...
Segue o espetáculo:

 



Olha o naipe dos espinhos do caule:


Ficou tão bonito que o conselho de notáveis do blog a escolheu para enfeitar as colunas laterais do mesmo.

11 comentários :

  1. lINDO MESMO.
    É cosmetível sim e tem várias receitas mineiras com essa folha.
    Depois vc me conta se é bom ?
    Arranja uma muda para mim ???
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Arranjo sim, vou tirar a muda e quando estiver formando te aviso.

    ResponderExcluir
  3. Linda essa flor,maravilhosa,beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Que lindas!!! Estou pensando em fazer um muro com cerca viva na praia, litoral de São Paulo. Estou pesquisando e achei vocês. Fiquei encantada com sua beleza. Vocês me recomendam? Onde possoachar muda ou sementes? Obrigado bom final de semana, abços Paula.
    Meu e-mail: paula_dota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Paula, desculpe a demora em responder....
    realmente, essas flores são deslumbrantes, mas para nós, foi mais contras do que prós. Primeiro, é necessário um espaço grande; depois há muiiiiito espinho, e, por fim, elas florescem uma vez por ano!!!! tudo bem que vale a pena, mas... Aqui não temos o hábito de comer as folhas, mas há quem goste, principalmente os mineiros.
    Mas uma boa opção para muros é a sete léguas (que apesar de se espalhar demais, floresce o ano todo e é maravilhosa) e a tumbérgia lilás (que também floresce o ano todo e não se espalha muito. Dê uma pesquisada sobre elas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. ola boa noite como posso conseguir mudas desta planta ?

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, meu nome eh Valter e fiquei interessado no Ora-pro-nobis, gosto muito de plantas, tenho uma chacara onde cultivo plantas ornamentais e moro em Colorado, bem pertinho de vcs. Gostaria de saber como posso conseguir algumas mudas da planta. Nao tenho email, quem esta enviando este email para mim eh um sobrinho. Caso seja possivel me informe como posso conseguir as mudas, meu celular eh 044-9971-0123. Obrigado - Valter -Chacara Jabuticabal.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!! estou realizando uma pesquisa para meu tcc com a ora pro nobis, sou estudante da unicesumar curso de farmacia, tenho grande interesse nas folhas, vocês ainda cultiva as plantas ?? a algum meio para contato?? meu email é krisypaula_22@hotmail.com. aguardo resposta.. obg...

    ResponderExcluir
  9. Maria Cristina de Paula, a nossa ora-pro-nobis desapareceu, não temos nenhuma muda.
    Detalhe, nós conseguimos a muda que plantamos no campus do Unicesumar.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Portugues, e resido a 3 anos em Belo Horizonte, tomei conhecimento dessa Maravilha da natureza,com o povo Mineiro, e Fiz imensa pesquisa antes de comer pela Primeira vez a planta.

    Resultado: Existem 18 especies (conhecidas) de ´´Ora´Pro Nobis´´, todas elas, para alem de serem comestiveis tem particularidades, muito Importantes e vantajosas para o Organismo humano, desde suplemento de Ferro,Magnesio,Potassio entre inumeras vitaminas ...
    Plantei um pequeno Raminho de Ora Pro Nobis. num dos cantos do meu quintal e fui moldando por cima do meu muro, até vedar na totalidade a minha area , e garanto que ficou uma cerca viva, muito bonita, com imensos espinhos(aconselho o uso de luvas, para manusear), e de 15 em 15 dias tenho a casa cheia de amigos que não se importam de tirar as folhas,o que da imenso trabalho, para comerem o ja famoso ,Frango com Ora pro nobis, em minha casa!!Comer sem restrição!!Não tem contra indicações!!Virei defensor dessa planta,pois na Europa não tem essa especie!

    ResponderExcluir