quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Beija-flor, colibri ou Cuitelo

"Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espáia 
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai..."
Cuitelinho - Paulo Vanzolini / Antônio Xandó

Este é um trecho de uma das canções mais bonitas de nossa música popular; quem tiver curiosidade pode conferir no link abaixo. A interpretação é de Pena Branca e Xavantinho, é lindo.
http://letras.terra.com.br/pena-branca-e-xavantinho/48101/

Sempre tive admiração pelos beija-flores, são aves espetaculares pelo seu diminuto tamanho, pelas cores de sua plumagem e principalmente pela precisão de seu voo e sempre que tenho oportunidade eu mantenho um bebedouro para poder observá-los mais de perto.
Sempre utilizei açúcar, mas é muito trabalhoso, tem que trocar o líquido e limpar o bebedouro todos os dias, pois os bichinhos são muito sensíveis a doenças que podem ser transmitidas entres eles, aos fungos que podem surgir do contato de insetos com o bebedouro (verificar se forma uma crosta negra sobre as flores) ou com a fermentação do açúcar, além do mais, as formigas e abelhas disputam o alimento com os pássaros. Para lidar com as formigas é fácil, todos os dias eu troco o bebedouro de lugar e assim elas dificilmente o acham, mas com as abelhas é mais complicado, não há o que fazer, quando elas encontram o bebedouro tenho que suspender a alimentação por alguns dias, até elas perderem a referência.
Agora estou utilizando um néctar solúvel específico para a alimentação de beija-flores que é vendido em lojas de animais; depois de diluído ele se torna um líquido rosa e pode durar até cinco dias, pois não fermenta, além de ser exatamente o alimento do beija-flor, e os bichinhos gostam, tanto que o bebedouro se esvazia em três dias no máximo.
O vendedor garantiu que o néctar não atrai as abelhas e, por enquanto, isto vem se confirmando.

 

O pote de néctar de 150 g custa R$ 10,00 e deve durar um mês para um bebedouro de cerca de 280 ml.
Quando noto que os pássaros estão preferindo o bebedouro às flores eu alterno em dias o fornecimento do alimento por algum tempo, pois além de serem importantes polinizadores, o consumo do néctar natural possibilita a complementação de minerais outras substancias importantes em sua dieta.
O bebedouro é uma boa opção de complementação alimentar para os beija-flores em época de escassez de flores.
Há tantas espécies de beija-flores que é quase impossível se familiarizar com todos que vêm visitar o bebedouro, mas há alguns que são certos e aparecem a todo o momento.

Esse baixinho chegou primeiro e não deixava ninguêm se aproximar.

 


Mas depois esse grandão chegou para reestabelecer a democracia.


O bebedouro recebe também a visita de cambacicas,  são um pouco maiores que uma curruíra e se parecem com uma miniatura de bem-te-vi (foto da internet).


Obs.: como é difícil fotografar estes passarinhos (os beija-flores), é igual pescar, um exercício de paciência, obrigado à Marcilene e ao Fred que emprestaram a máquina e ensinaram a utilizar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário