terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Formando cidadãos

Acho que não disse ainda, mas sou professora de Português do Ensino Fundamental II e Médio da rede particular. Hoje, tive a oportunidade, e a profissão me ajuda nisso, de provocar em meus alunos uma tentativa de fazermos um mundo com uma melhor consciência ambiental. Trabalhamos com vídeo, imagens e textos que mostram que se não houver uma mudança de atitude, vamos logo logo viver em um mundo insustentável.
Falamos muito sobre o lixo e é difícil ouvir algo como "eu jogo mesmo lixo pela janela do carro, pois sei que logo alguém vai lá catar e se eu não jogar, os garis vão ficar sem emprego!" Minha nossa! Mas ainda bem que a maioria não pensa assim.
Dizíamos que a mudança, primeiramente, deve ocorrer dentro de nossas casas: economizando água, descartando o lixo de forma correta, mas o problema maior foi a constatação de não termos soluções viáveis para agirmos corretamente, ou seja, reciclo meu lixo, mas não tenho onde descartá-lo; não quero jogar meu móvel velho num terreno baldio, mas não sei onde posso deixá-lo; e minha pilha, minha lâmpada velhas? o que fazer?????
É fato que precisamos mudar nossas atitudes, mas também precisamos de meios para isso, então é de extrema importância que população e governo caminhem juntos, caso contrário o impacto será irreversível e o pior é que essa discussão já dura décadas, então até quando ficaremos no blá-blá-blá e não agiremos de forma coletiva, radical e sistêmica?

Atualizando: ontem tiraram a montanha de lixo formada aqui perto de casa; até agora ninguém tinha jogado nada, no entanto, outro lixão vem se formando em uma área próxima, bem ao lado do rio.
Ah, sábado vimos um rapaz com sua pickup jogando lixo área mostrada aqui no blog http://chacaradaspedras.blogspot.com/2011/01/lixo-lixo-e-mais-lixo meu marido disse a ele "por que você não joga isso ao lado de sua casa?" e o rapaz apontou a montanha de lixo, algo como: você implica comigo diante de tudo isso! uma lástima.


Nenhum comentário :

Postar um comentário