domingo, 16 de janeiro de 2011

A Saparia - sapo cururu (bufo marinus)

As postagens que tenho feito neste blog me tem permitido estudar um pouco mais sobre diversos assuntos, e pesquisando sobre o sapo cururu (bufo marinus) descobri que ao contrário do que eu pensava, eles realmente são venenosos.
Ha muito tempo atrás, vendo uma matéria sobre o sertanista Orlando Villas-Bôas que foi envenenado por uma rã Kambo ou sapo verde (Phyllomedusa bicolor) que para mim é uma perereca, eu entendi que sapos venenosos somente existiam na Amazônia sendo que na verdade, ESTE sapo venenoso (a rã Kambo) só existe na Amazônia, os tipos comuns de sapos existentes na nossa região, que são variações do sapo cururu também SÃO VENENOSOS e perigosos para animais domésticos e crianças.
Eu identifiquei sete sapos e três pererecas que moram ao redor de nossa casa, um sapo é bem grande, tem cerca de 18 centímetros do focinho à cloaca, os outros variam bem de tamanho e de cores.
Eu não me incomodo com a presença deles tão próximos, a Laura aprendeu a ter medo deles e não se aproxima, e os cães e gatos por instinto também não mexem com eles e muitos sapos por perto significa muitos insetos a menos.
O veneno do sapo é secretado das glândulas parotóides se elas forem pressionadas e pode ser perigoso se ingerido e se atingir mucosas ou ferimentos na pele, o sapo cururu não "espirra" o veneno.








Um comentário :

  1. O ruim da presença deles é a sujeira que deixam na área e ao redor da casa, e essa sujeira tem um cheiro horrívellll.

    ResponderExcluir