domingo, 9 de janeiro de 2011

Doces da mamãe

Ontem eu estava passeando pelo blog da Flávia Ferrari http://www.decoracasas.com.br/ e adorei o post "Carinho de mãe". Isso me fez lembrar da minha mãe que sempre foi atenciosa no quesito nos agradar com comidas. Digo comidas, pois sendo ela costureira nem sempre fez nossas vontades na máquina, alegando que eu e minhas irmãs somos enjoadas, rs. Mas voltando ao que interessa, lembro-me que quando estava grávida um dos meus poucos desejos foi comer o pé-de-moleque feito por ela, mas o problema era que morávamos há 640km de distância; na primeira oportunidade que vim pra Maringá lá estava ela com os doces.
Já aprendi fazer muitas receitas de minha mãe, outras faço questão de não aprender para ficarem sendo a marca registrada dela. Um dos doces que ela me ensinou foi o de mamão em pedaços e eu e o marido resolvemos fazê-lo. Como a panela fica horas no fogo, resolvi que a cozinha não seria um bom lugar, já que estava muito calor, então improvisamos um fogão a lenha no quintal e usamos um tacho de ferro.
A receita foi mais ou menos assim (isso por que as receitas que minha mãe me passa são quase sempre no "olhômetro)
5 mamões verdes picados em quadrados não muito pequenos
1 xícara de cal virgem
+ ou - 3 k de acúcar cristal

Deixamos o mamão na água com cal por 2 horas. Derretemos parte do açúcar até formar um caramelo e despejamos o mamão já lavado. Foi colocado à princípio 1 litro de água, o resto do açúcar e ficou no fogo por horas. Aos poucos acrescentamos mais água e açúcar pois gostamos que fique bastante calda.
ficou maravilhoso! bem firminho por fora e molinho por dentro.





Obs: até deu briga esse doce, pois mandei um tanto pra minha mãe e meu pai comeu quase tudo sozinho. Prometemos que faremos mais.

Um comentário :

  1. Este blog é tudo de bom! Do jeitinho que eu gosto, natureza, cozinha e tudo feito com carinho de família.

    ResponderExcluir