terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Composteira

O fato de morar numa chácara me possibilita fazer experimentos, atualmente estou refinando as técnicas de compostagem, ha algum tempo meu sogro e minha cunhada fizeram uma composteira e agora eu peguei por empreita.


Ela tem duas partes de aproximadamente 1 metro cúbico cada onde eu uso a da esquerda para acumular,


e da direita para maturar, sempre misturo esterco de cavalo que encontro com facilidade nos "haras" da região.


Já temos material pronto e estamos utilizando na jardinagem e o resultado parece ser bom, as onze-horas estão com uma saúde de dar gosto.
Por ser um tamanho considerável leva algum tempo para acumular a massa e eu tive problemas com moscas até descobrir que se deve cobrir o material úmido (restos de comida) com material seco (restos de poda e folhas) e intercalar com camadas de terra e que se deve ter critério na deposição de restos de carne, estou experimentando enterrar no composto e não deixar na superfície mesmo coberto com material seco senão é mosca na certa.
Acredito que quando estiver com o triturador o tempo de compostagem diminua muito.
Estou bolando uma composteira que qualquer um pode ter no quintal, quando o esboço estiver pronto eu mostro aqui.

2 comentários :

  1. Olá meu nome é Denise e gostaria de montar uma composteira dessa, pois também tenho bastante espaço no quintal! Mas gostaria de saber como você recolhe o chorume nessas composteiras de cimento?? Desde já muito obrigada! Denise Cruz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise, como eu comentei em outra postagem é um aprendizado constante, esta composteira que eu uso é muito grande e muito difícil de lidar e agora eu tenho o problema do chorume e, devido á construção da composteira não dá para recolher.
    Vou mudar todo o projeto, vou fazer em tambores de 50 litros para ficar mais fácil de lidar e colocar torneiras para recolher o chorume, que pode ser utilizado para adubar e o tratamento dele é até simples.
    Quando eu terminar posto as fotos e o resultado aqui, obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir