terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caramujo Africano (Achatina fulica)

Hoje de manhã estavamos assitindo ao programa mais você, e nos atentamos para a matéria sobre os caramujos africanos, fiquei surpreso ao saber que podem transmitir doenças, não eram para comer?
No final da tarde após a chuva encontrei um no quintal e como sempre faço descartei no vaso sanitário, e a noite fiquei pensando sobre o assunto, armei-me de minha lanterna, um pequeno pote e um saco plastico para proteger as mãos e fui a campo examinar. Tive que voltar e pegar um balde...
Meu sogro combatendo os pulgões na couve achando que fossem eles que estivessem arrasando a produção e os caramujos lá jogando truco a noite.


Resultado final da peleia: 35 capturados contando com o da tarde, só não foi mais porque a lanterna arriou.


Amanhã à noite tem mais, como dizem, agora "tô com o sangue no zóio".

Atualizando (12/01/2011): foram mais 28 indivíduos na batalha de hoje. Alguém conhece uma armadilha para capturar estes caramujos?

Atualizando (13/01/2011): foram mais 19 adultos hoje. Agora que os adultos estão raleando os jovens começam a aparecer, ou pelo menos ficam mais visíveis.

Atualizando (14/01/2011): foram mais 7 adultos hoje. Parece que estou conseguindo combater a praga, agora vou fazer cevas com verduras e frutas e verificar a cada 3 ou 4 dias.

Veja a matéria em:

Um comentário :

  1. Proteja a área da horta, por exemplo, e crie patos. Eles devoram os caramujos "com casca e tudo". Comigo deu certo.

    ResponderExcluir