sábado, 22 de maio de 2021

A Nova Horta

Esta história teve seu inicia AQUI.

Há pouco tempo recomecei a horta, ela tem  36 m², mas agora com uma pegada mais rustica, separei os canteiros com trocos de uma poda, e coloquei mais de 10 carriolas de esterco de cavalo e deixei secar bem, logo após a secagem misturei com a terra.

Pegos as mudas em um viveiro da cidade já prontas para o plantio final, na semente dá muito trabalho e não compensa.



Fiz testes com todas a plantas possíveis e as que mais me adaptei foram, Alface Romana, Alface Americana Roxa, Rúcula, Almeirão, Rabanete, Couve, Salsinha, Cebolinha, Jiló, Açafrão da Terra e Tomatinho daquele comprido. Acho que pela pouca luz que tenho por causa das arvores, os outros tipos de alface formam troncos e as folhas ficam pequenas.
Desta vez fiz um sistema de irrigação com aspersores bem distribuídos que simulam uma chuva bem leve de 4 mm por hora, na época de seca eu ligo duas vezes por dia por meia hora cada.
Eu reponho as mudas pelo menos uma vez por mês e já faz algum tempo que não vamos á feira comprar verduras.
Estou deixando as ervas que ocorrem normalmente junto com as Hortaliças para manter a humidade do solo, mas parece que no canteiro onde isso acontece o desenvolvimento é mais lento, vou limpar e colocar apenas palha.
Eu tenho problemas com caramujos e ainda não achei uma solução sustentável para isso, ainda tenho que usar as iscas industriais para controlar, assim como as Saúvas, mas fora isso não preciso usar mais nada para evitar pragas, muito raramente uso calda de fumo com alho e eu coloquei diversas plantas mais interessantes no entorno dos canteiros e as pragas já ficam por lá mesmo.

Vejam a audácia deste rapaz se banqueteando com os rabanetes, é lógico que entrou pelo cano, e de barriga cheia.






Nenhum comentário :

Postar um comentário