sábado, 22 de maio de 2021

Armadilhas para Mosquitos

Mês passado passei por Dengue, foram 15 dias em que fiquei irreconhecível, sem vontade de fazer nada e quando fazia parecia que faltava ar mas na verdade era cansaço. Pensou na COVID né, eu também, tanto que fui fazer o teste e deu Dengue.

Apesar de na chácara tomarmos todos os cuidados referentes a limpeza e possíveis criadouros existem focos no entorno e eu fui contemplado. 

Como eu sou contra o fumacê, pois não é uma solução sustentável já que o veneno mata os pernilongos e tudo mais que estiver voando (inclusive abelhas e outros insetos benéficos) então tento verificar outras formas de controle que talvez se aplicados em escala possam ser mais efetivos que o veneno. Então temos que testar.

Armadilha 1

Já há algum tempo eu tenho feito testes com uma armadilha para pernilongos, consiste na teoria de que a Dona Pernilonga vai procurar de qualquer jeito um lugar para botar seus ovos, então se ela o fizer em um local que esteja sobre controle o ciclo se quebraria, já que os ovos eclodiriam e os nascentes não teriam para onde ir e morreriam de inanição, a ideia não é minha, estou só testando.

Consiste em pegar um pote com água limpa e colocar uma tampa adaptada com um funil e uma rede na extremidade, e ainda colocar um plástico para escurecer o interior, como nas fotos abaixo.




E por fim deixar em um local que possa receber água da chuva e que não tenha muita luz solar.

Assim as larvas que ficam nadando errantemente e por vezes para baixo, passariam pela rede e não voltariam para  área "livre", ficando confinadas na parte maior do pote até se transformarem em adultos.

Olha o resultado.


Agora estou fazendo um teste para verificar se de alguma forma os mosquitos que nascem conseguem sair da armadilha, se seria o caso de eles nascerem na parte de cima da rede do funil.


22/05/2021 - Coloquei um saco plástico para reter os possíveis fujões, vou aguardar uns 15 dias, verificando diariamente.

12/06/2021 - fiz a contagem, havia 9 mortos confinados e 1 que teria nascido fora e fugido, mudei a telas para uma malha menor para testar se algum consegue subir.

26/06/2021 - fiz a contagem novamente, um conseguiu subir. O interessante é que mais de um mês de pois de ter fechado o pote ainda há muitas larvas.

Armadilha 2

Esta eu vi no Manual do Mundo e fiz do meu jeito, ficou bem barato.

Basicamente comprei os componentes ventoinha, LEDs de luz UV e resistores por R$ 40,00 e usei vasos plásticos velhos, um pedaço de madeira, e ainda uma peneira da cozinha do cabo quebrado. Precisa de uma fonte de 12 V de pelo menos 1 A.



Basicamente os mosquitos são atraídos pela luz e pelo CO2 por ela gerado e quando chegam perto são sugados pela ventoinha, ficando presos na peneira do fundo (aquela azul claro) e morrem desidratados pelo vento.

E o interessante é que funciona, esses dias mesmo com frio e poucos pernilongos já capturei vários, e capturei também umas mariposas, e melhor ainda capturei alguns forídeos o que seria interessante por causa das abelhas, veja aqui o assunto, vou aguardar a primavera para poder avaliar melhor.

Vejam as capturas de uma noite, e estava bem frio, cerca de 13º, alguns pernilongos e o tal do forídeo.


O consumo de energia é baixo, cerca de 4 watts, se ficar ligado por um mês vai gastar cerca de R$ 2,80 pelas tarifas atuais.

Na próxima vou levar um pedaço de cano de PVC de 100 mm para testar o diâmetro da ventoinha, o modelo do Manual do Mundo ficou mais ajeitado.

26/06/2021 - deixei a armadilha capturando por 5 dias, a temperatura está bem baixa por esta época, vejam o resultado.

Os círculos em vermelho são Aedes aegypti, os círculos em azul são de outros mosquitos. Achei que por ser mais efetiva a noite poderia até não capturar o Aedes aegypti, mas não decepcionou não.











Nenhum comentário :

Postar um comentário