terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mirindiba-Rosa (Lafoensia glyptocarpa)

 Minha nova arvore preferida. As que observo na arborização viária de minha cidade florescem de maio a agosto e são muito apreciadas por Abelhas Nativas. Além se serem uma opção muito boa para arborização de calçadas.


Mirindiba-rosa, Dedaleiro, Louro-de-são-paulo, Mirindiba, Mirindiba-bagre, Mirinduva.
A mirindiba-rosa é uma árvore tropical bastante rústica e ornamental, indicada para a arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Seu crescimento é moderado a rápido e seu porte é médio, alcançando de 8 a 15 metros de altura. O tronco apresenta casca sulcada, de cor pardacenta a acinzentada, e sua madeira é pesada e densa, de boa qualidade. 
As folhas são simples, ovaladas, glabras, brilhantes, com bordos ondulados e apresentam uma curiosa glândula no ápice, que produz uma substância adocicada, atrativa para formigas.


A floração ocorre no inverno, despontando numerosos botões avermelhados, dispostos em inflorescências terminais do tipo racemo simples. As flores brancas, com longos estames, desabrocham à tardinha, produzem muito néctar, que chega a escorrer, e duram apenas por uma noite. Os polinizadores são principalmente morcegos. 


Os frutos se desenvolvem na primavera e são cápsulas globosas, secas, sulcadas e deiscentes, contendo sementes aladas.





Fonte: Jardineiro.net



Nenhum comentário :

Postar um comentário