domingo, 29 de maio de 2011

Os Porquinhos-da-Índia (Cavia porcellus)

Tem mais Porquinhos-da-índia AQUI 1, AQUI 3, AQUI 4, AQUI 5 e o final AQUI.

Depois de muito procurar quem tivesse para doar, não teve jeito, tive que comprar um casal de porquinhos-da-índia. Semana passada eu e Laura fomos ao Pet Shop Boi Forte e compramos um casal.
Foi a Laura quem deu os nomes á eles:
O Roxo (ela não sabia falar preto).




E o Branco que na verdade é "a Branca" (ela também não diferencia gênero).




Sinceramente, estes bichinhos ganharam na loteria pois em nenhum outro lugar eles teriam o tratamento de reis que estão recebendo aqui.
Agora, estou impressionado com o apetite deles, além da ração que estou dando também estou oferecendo vegetais aos poucos e eles já apresentam predileção por erva-doce e cenouras, além de gostar muito capim fresco e lavado que apanho quando chego do trabalho todos os dias e as sobras de verduras das refeições (sempre sem temperos), já aprovaram repolho, abobora, casca de batata, folha de brócolis, talos de escarola e de couve, ponkan e serralha, e não quieseram nem saber de folhas de rabanete e de hortelã e de pinhão.
E isto tudo produz muita, mas muita caca que vai para o recolhedor e depois direto para a composteira. (pensaram que seria só vida fácil? tem que trabalhar também).
 
E o viveiro ficou finalmente assim:
A proteção lateral removivel para os dias frios e o mini viveiro acoplado em baixo, para levá-los para comer grama fresca pois o fundo é de tela e é só colocá-lo no gramado, e o recolhedor de "caca" que nada mais é que um quadro de madeira com uma tela de mosquitos e que fica acoplado sob a tela do piso.





Em cima a toca de madeira com duas entradas e o interior dividido como um quarto onde colocamos jornais picados para diminuir o frio,  e a mini rampa para acesso ao "terraço", e em baixo, um bebedouro para roedores ao lado da porta e o potinho de ração "gentilmente" cedido pela Marieta.



Sejam bem vindos Roxo e Branca. 
Não são duas gracinhas?

4 comentários :

  1. lindos !!! eu sou apaixonada por esses bichinhos!!! se vc quiser aumentar o seu criame me avisa eu vendo porquinhos da india da raça sheltie!!! sao muito lindos!!! linda a sua casinha!!!obrigada graciele!!! meu numero é 30296878

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 7 porquinhos da india

    ResponderExcluir
  3. Eu só tenho um mas ela come por 2 porquinhos, rsrsrs :P

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda tem os seus porquinhos ou já teve algum porquinho da india peludo ?

    ResponderExcluir