segunda-feira, 7 de março de 2011

Ah, o inverno!

Desde a semana passada estamos com um "ar de inverno"; e eu não reclamo nada sobre isso, pois não suporto calor - adoro um frio! e neste carnaval estou aproveitando para descansar e dormir muito debaixo das cobertas; por sinal, até tirei minhas colchas (aquelas do Paraguai bem peludinhas, leves e deliciosas) do guarda-roupa e as lavei.
Hoje o marido foi matar a eterna vontade de pescar, isso por que foi apenas em um pesqueiro, então aproveitei para fazer um bolinho de fubá e um chá de erva-cidreira. Aqui em casa somos todos fãs de chás - durante às noites frias faço para tomarmos antes de dormir e até minha pequena já se acostumou a isso. Temos alguns tipos aqui na chácara, como erva-cidreira, hortelã, erva-doce, alfavaca.
Os pés de erva-cidreira sumiram por um tempo, já que os cachorros descobriram que ele pode ser comido também, mas agora já estamos com uns pés novos. Desde tipo de erva ainda pode ser feito um suco delicioso.







A receita desse bolo desmente aqueles que dizem que todo bolo de fubá precisa de farinha;

Para o angu:
2 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar cristal
2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo.

Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e acrescente 4 gemas e 4 claras em neve (onde misturo 1 colher de fermento em pó). Erva-doce opcional.
Dica: quando acrescento as gemas ao angu ( aproveito as pás da batedeira ainda "sujas" de clara) e bato bem ainda na panela.


Asse em forma untada e enfarinhada por +- 25 minutos.

é o bolo favorito da minha pequena. Fica muito bom mesmo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário