segunda-feira, 18 de maio de 2015

Composteira / Minhocário

Resolvi testar a compostagem com minhocas vermelhas californianas, pelo que pesquisei o custo de um minhocário pronto nem é tão alto, eu vi um kit pronto aqui com caixas + terra + húmus + 200 minhocas por R$ 220,00. eu paguei R$ 110,00 somente nas caixas e com mais terra preta e húmus e 100 minhocas acabou saindo por mais R$ 30,00, ou seja, o meu custo foi de R$ 140,00.

Vamos lá:

Não esqueça de lavar as caixas com detergente e enxaguar bem, parece que elas não estão se dando bem com o desmoldante.

Comprei 3 caixas pretas de 26 litros, uma tampa e uma torneira.


Fiz diversos furos de 5 mm em duas caixas.
Mas por quê 5 mm? Porque as minhocas californianas atingem até 5 mm de diâmetro e achei que seria uma boa medida.


Nos manuais indicam fazer furos nas tampas para arejar, mas como vou deixar no ambiente externo, coloquei ripas para levantar um pouco a tampa, pois com furos poderia haver alagamentos em dias de chuva.


Coloquei a torneira na terceira caixa para recolher o chorume, 5 dedos de terra com húmus em uma delas e ficou assim.


Coloquei as caixas em um local fresco e protegido do sol, e coloquei aproximadamente 100 minhocas vermelhas californianas, agora é esperar alguns dias para as minhocas se adaptarem e começar a lançar o comida.
Lá onde comprei as minhocas me disseram para não colocar alimentos que fermentem, como pão e arroz.

19/05/15 - Puts, 10 horas de uso e já apareceu a primeira praga, formigas, milhares delas, vou fazer uma barreira de gergelim, parece que as formigas detestam. Também vou pintar o tijolos com cal e fazer barreiras com carvão moído nas laterais internas da composteira e por fim, jogar borra de café seco sobre o composto, acho que assim dá certo.
22/06/15 - Depois que pintei os tijolos com cal as formigas desistiram.
24/06/15 - Mentira, não desistiram com a cal, tive que apelar para o k-othrine, apliquei um pouco nos tijolos.
23/09/15 - Eu estava preocupado que as minhocas não estariam reproduzindo mas semana passada eu notei que apareceram "filhotes".
Levei um grande susto segunda feira, eu coloquei uma quantidade grande e muito compacta de alimento que esquentou o minhocário, as  minhocas estavam saindo da caixa fugindo do calor e morreram varias, eu as acomodei na caixa do meio até a de cima esfriar, tem que tomar cuidado com a fermentação.
27/09/15 - Eu remanejei as caixas e recomecei do zero, tirei todo o húmus que ainda tinha material orgânico para digerir e coloquei na composteira comum. Eu notei que a comida picada e enterrada esquenta muito por causa da oxigenação, já a comida batida no liquidificador não esquenta.
Agora estou fazendo uma papinha de vegetais (batendo no liquidificador) e jogando sobre a terra e cobrindo com palha, sem cavar um buraco como fazia antes.
08/10/15 - Tive que fazer uma alteração na tampa para levantar e melhorar a ventilação, nestes dias de muito calor as minhocas saem da terra e tentam escapar.
23/11/15 - Parece que está tudo sobre controle agora, a caixa está bem ventilada, a comida estou colocando triturada, as minhocas se alimentam bem e voltaram a aparecer filhotes.
25/11/15 - CUIDADO!!! Deu Aedes aegypti na caixa do chorume. Com as chuvas constantes deste mês aumentou bastante o volume de líquido nas caixas e em uma destas verificações, eu notei que havia vida na água, recolhi o liquido em um pote de vidro grande com tampa e reservei, lavei a caixa, coloquei uma tela e faço verificações diárias nela a procura de larvas, comprei também um larvicida específico para o Aedes. Estou acompanhando.
15/12/15 - "Putsgrila!!", no pote com as larvas que ficou reservado eclodiram mais de 100 mosquitos, e notei também que eles continuam se multiplicando, parece que por não ter sangue, elas se alimentam dos que morrem e continuam o ciclo.
21/11/2016 - Por achar que não estava rendendo, 6 meses atrás eu bolei um comedouro para as minhocas, deu super certo.


Foto 1: o minhocário.
Foto 2: o comedouro feito de um pedaço de cano de PVC de 100 mm cortado um pouco mais baixo que a altura da caixa, fiz alguns "rasgos" com a serra mármore até mais ou menos 1/4 da altura. Fiz uma tampa no fundo mas acho que não precisa.
Foto 3: coloquei o comedouro no fundo da caixa e aterrei com o próprio húmus que já tinha até cobrir os "rasgos", depois é só manter o comedouro cheio, eu bato no liquidificador e faço uma "papinha" para as minhocas.
Foto 4: coloquei uma base de vaso pequena como tampa da comedouro.

As minhocas se alimentam no comedouro e depois saem pela caixa fazendo húmus, depois é só retirar por cima.
De vez em quando deve-se tirar os comedouros e limpar os restos que ficam no fundo que as minhocas não comem.





6 comentários :

  1. Em Maringá comprei na rua Arlindo Planas quase esquina com a colombo, em um vendedor de isca viva para pesca.

    ResponderExcluir
  2. olá, vc tem o telefone da pessoa que vende as minhocas? elas são californianas?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo, só não consigo achar as caixas para compostagem aqui em Maringá.
    por Germano.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Vc poderia me indicar o local para compra das caixas e do kit em Maringá

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei as caixa na maringá Plásticos, na Carneiro Leão esquina com 19 de Dezembro

    ResponderExcluir