sábado, 9 de maio de 2020

Alimentos desidratados

Me interessei recentemente por desidratar alimentos, fiz um desidratador solar pequeno para testar.
Comecei com o açafrão da terra e agora estou testando outros alimentos. A banana nanica fica muito boa, a goiaba e a maçã também.



Vamos ao desenvolvimento, fiz uma caixa de madeira bem fechada nas medidas 45x35x20 cm, com uma entrada de ar de um lado bem baixa e uma saída de ar bem alta do outro lado, tem que colocar uma tela bem fininha nestas entradas pois dependendo da malha as moscas da fruta conseguem entrar.
Coloquei um vidro sobre a caixa, mas a madeira que usei estava verde ainda e caixa empenou um pouco permitindo que algumas moscas entrassem, vedei o vidro com fita adesiva e recomecei o processo.
Nestes dias de inverno os sol está muito inclinado então há pouca incidência em qualquer lugar que eu coloque a caixa, por isso o processo demora muito e alguns alimentos mofaram como o tomate (que estava quase pronto) e o mamão.
Fiz um ponto de instalação para um termômetro para poder acompanhar o processo, e nos dias mais frios o interior da caixa chegou a 46 graus e agora que esquentou um pouco mais a temperatura chega a quase 60 graus, esta temperatura dura em média 4 horas e parece ser suficiente para secar alguns alimentos em 3 ou 4 dias. Nas temperaturas abaixo de 50 graus é que ocorreram os bolores.


Nenhum comentário :

Postar um comentário