sexta-feira, 20 de julho de 2018

Polinização da Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto que dei para Victor soltou uma vagem, interessado no assunto fui pesquisar na web sobre polinização das Rosas do Deserto e a cerca de um mês e meio tentei a técnica do corte parcial, e não é que deu certo, vejam como estão agora, cada vagem deve ter uns 20 cm.


Esta é a que saiu lá no meu amigo, e pelo que eu entendi, deve ter sido um grande acidente da natureza já que as Rosas do Deserto somente são polinizadas por um inseto que só existe lá na sua região de origem, esta vagem estoura e as semente são levadas pelo vento pelas suas penugens.


Vamos ver o que sucede.

Notei que as vagens das polinizadas manualmente ficam bem maiores que as que sofrem polinização natural, cerca de 3 vezes maiores.

09/08/2018 - As sementes que eu tinha plantado quando fiz este post já estão germinando.


Mas não vingaram.

20/10/2018 - Já as que eu polinizei estou colhendo agora, a cerca de duas semanas eu colhi uma vagem que tinha "estourado", retirei as sementes, sequei e fiz o plantio e olha só, acabaram de germinar, a taxa de sucesso é de mais de 90 %, também colhi outras duas vagens e estou secando.
Cada vagem produz de 15 a 30 sementes e o resultado do cruzamento acho que só vai aparecer daqui a um ano ou mais, vamos ver o que sucede.



As mães são estas aqui, vou plantar separado para ver o quanto as cores se misturam, pois as duas deram vagens.

Uma das filhasdelas

05/11/2018 - Fiz uma super semeadura.



14/12/2018 - Agora eu tenho um latifúndio de Rosas do Deserto...




11/03/2019 - há pouco mais de 2 meses eu fiz uma experiencia, peguei uma das mudas da polinização e fiz uma "adesão" em uma planta mais antiga.
Retirei um pedaço da casca da muda e um pedaço da casca da antiga e uni as duas fixando com fita adesiva, prece que as duas se fundiram e a muda menor até já esticou a raiz alcançando a terra.



Mas o detalhe que chamou a atenção é que a planta antiga está com uma saúde que nunca vi em outra rosa do deserto, as folhas super verdes e encorpadas, muito viçosa.
Será que a muda pequena libera alguma enzima de crescimento (ou seja lá o que for) e a planta maior está sendo influenciada por isto.


24/03/2019 - Para comprovar esta teoria fiz o mesmo em duas plantas que estavam meio baleadas



Fiz o recorte nas duas plantas e as uni.



Vamos ver o que se sucede





Nenhum comentário :

Postar um comentário