domingo, 29 de maio de 2011

Os Porquinhos-da-Índia (Cavia porcellus)

Tem mais Porquinhos-da-índia AQUI 1, AQUI 3, AQUI 4, AQUI 5 e o final AQUI.

Depois de muito procurar quem tivesse para doar, não teve jeito, tive que comprar um casal de porquinhos-da-índia. Semana passada eu e Laura fomos ao Pet Shop Boi Forte e compramos um casal.
Foi a Laura quem deu os nomes á eles:
O Roxo (ela não sabia falar preto).




E o Branco que na verdade é "a Branca" (ela também não diferencia gênero).




Sinceramente, estes bichinhos ganharam na loteria pois em nenhum outro lugar eles teriam o tratamento de reis que estão recebendo aqui.
Agora, estou impressionado com o apetite deles, além da ração que estou dando também estou oferecendo vegetais aos poucos e eles já apresentam predileção por erva-doce e cenouras, além de gostar muito capim fresco e lavado que apanho quando chego do trabalho todos os dias e as sobras de verduras das refeições (sempre sem temperos), já aprovaram repolho, abobora, casca de batata, folha de brócolis, talos de escarola e de couve, ponkan e serralha, e não quieseram nem saber de folhas de rabanete e de hortelã e de pinhão.
E isto tudo produz muita, mas muita caca que vai para o recolhedor e depois direto para a composteira. (pensaram que seria só vida fácil? tem que trabalhar também).
 
E o viveiro ficou finalmente assim:
A proteção lateral removivel para os dias frios e o mini viveiro acoplado em baixo, para levá-los para comer grama fresca pois o fundo é de tela e é só colocá-lo no gramado, e o recolhedor de "caca" que nada mais é que um quadro de madeira com uma tela de mosquitos e que fica acoplado sob a tela do piso.





Em cima a toca de madeira com duas entradas e o interior dividido como um quarto onde colocamos jornais picados para diminuir o frio,  e a mini rampa para acesso ao "terraço", e em baixo, um bebedouro para roedores ao lado da porta e o potinho de ração "gentilmente" cedido pela Marieta.



Sejam bem vindos Roxo e Branca. 
Não são duas gracinhas?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reaproveitando

Já disse aqui que sou apaixonada por móveis, madeiras de demolição e tudo que se refere a madeiras nobres, aquelas que na natureza já se tornaram raras. E olhem o que aconteceu.
Minha tia tem uma vizinha que está reformando a casa e trocou todos os tacos de peroba por um piso frio. Sim, tacos de peroba que iriam virar lenha. Fique tão triste com essa ideia que resolvi resgatar os tacos e unir o útil ao agradável. Explico.
Minha sala e cozinha são separadas por uma mureta e desde que nos mudamos venho pensando em algo para recobri-la. Já perceberam qual foi a ideia????? ideia na cabeça e marido para executá-la. (Não vou dizer que a ideia foi minha, pois um mês antes tinha visto algo parecido na revista Minha casa)

Deu um trabalho!!!! primeiro o marido passou os tacos pelo esmeril para tirar uma camada de piche e depois os lixei. Foram feitos alguns cortes para que a fixação fosse melhor e ele usou argamassa para isso. Alguns se soltaram no dia seguinte e foram recolocados com silicone, rsssss
Mas tem "um pulo do gato nessa história"!!!! Já tinha feito um orçamento para colocar um granito sobre a mureta, mas imaginem que havia uma prancha de peroba de 3m x 60cm perdida numa bagunça. O marido cortou a tal prancha, mandou plainar e passou verniz. A intenção era passar verniz incolor fosco, mas acabou sendo com brilho por puro erro mesmo.

Agora vejam o passo a passo. Amei!












Ainda resta o outro lado da mureta, mesmo assim vai sobrar muito taco e pretendemos fazer alguns suportes para vaso.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Gostosuras

Nada como um gato para alegrar nossos dias; o filhote já descobriu os encantos da Marieta, mas esta teima em ser mal humorada, mesmo assim não damos, emprestamos, alugamos ou vendemos. É puro encanto felino.
E o melhor: poder ficar na cama até mais tarde ao lado de tantas gostosuras.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pamonhas, pamonhas...

Há algumas coisas que certamente se perderão com o tempo, e fazer pamonhas à moda antiga poderá ser uma delas, mas se depender de mim e do marido isso não irá acontecer.
Desde que me conheço por gente vejo minha mãe fazendo pamonhas, bolo puro de milho e cural. Estou fazendo de tudo para aprender, apesar do trabalhão que dá, para que essas receitas não se percam. Mas aí você pergunta: qual a dificuldade em fazer receitas de milho? nenhuma; no entanto, o que tentamos manter é a receita e modo originais de fazê-las, (nada de liquidificador) o que mantém uma qualidade incomparável.
No final de semana nos dispusemos a tal trabalho. Claro que isso foi feito na casa de uma conhecida (que a bagunça, e que bagunça!!! fique por lá, rssss). Brincadeira. É que a casa dela fica em uma cidade próxima onde foi colhido o milho - detalhe: foi dado e não roubado!
Depois de colhido, o milho é descascado, tendo o cuidado de manter as palhas intactas, e tiram-se os cabelos.


Depois começa a trabalheira. Rala-se o milho e raspa o sabugo para aproveitar o máximo.



Depois essa massa é temperada. Metade doce e metade salgada (sendo esta a preferida por mim e aquela pelo marido!) Usa-se sal, ou açúcar, um pouco de óleo e algumas variações, como queijo.
Neste ponto a massa pode ser aproveitada para fazer o bolo puro.

Massa pronta é só fazer os copinhos com a palha, usar outras palhas para fechar bem e amarrar. Falando parece fácil, mas não é. Minha mãe tem uma prática!



e por fim cozinhar. Esse processo leva uns 30 minutos, mas, segundo as especialistas, quando a palha estiver amarela já está pronto.




E depois desse trabalho todo ficaram boas as pamonhas?! ficaram ótimas.

sábado, 7 de maio de 2011

Ah, os cítricos!

Adoramos quando chega esta época de ponkas, mexericas, limas, laranjas...
Não temos muitos pés dessas frutas, mas temos o suficiente para nós e para alguns amigos.

Estas são as ponkas; é um enxerto pequeno não muito novo, e este ano produziu muito.



estas, as limas-da-pérsia,



e estas, as mexericas, que este ano, ainda não sabemos por que, ficaram todas maduras ao mesmo tempo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Proteção contra insetos

Quando nos mudamos pra chácara há quase um ano uma de nossas primeiras preocupações foi nos proteger contra insetos, principalmente pernilongos, moscas... então fizemos um orçamento para colocar telas em 4 janelas de tamanho normal, uma de banheiro, e 2 portas. O valor foi de 1,800,00 reias! quase caimos das pernas. Sabemos que cada um tem que valorizar seu serviço, mas esse valor estava fora de cogitação e de condições. Então o marido, vendo como as telas eram colocadas, resolveu fazê-las. Valor do material: 200,00! Muita diferença pela mão de obra.
No final, as telas ficaram ótimas e cumprem seu papel.
Dêem uma olhada e, se quiserem, façam vocês mesmos, por foi super fácil.

Na porta, a tela foi fixada com a rocama;


Nas janelas, foi feita uma moldura com aquele material de boxe de banheiro que foi presa com uma espécie de "presilha", o que facilita na hora da limpeza, já que pode ser retirada facilmente.


domingo, 1 de maio de 2011

Trapoeraba azul

De nome esquisito, essa plantinha linda floresce quase o ano todo. Tem um caule parecido com um bambu e agora está com uma semente preta.





Final de semana chuvoso: nada a reclamar.