terça-feira, 22 de março de 2011

O que nos espera....

Os pés de cítricos estão carregados; são ponkas, laranjas, kim-kam, limas da pérsia.... logo, logo começaremos a colhê-las, apesar que já estamos aproveitando algumas variedades.




Chuvinha deliciosa hoje! e viva o outono.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Taioba? será?

Há tempos temos taioba aqui. Sempre soube que é possível comê-la, mas sempre faltou coragem em experimentar algo "desconhecido", pelo menos pra mim.
Hoje tomei coragem! colhi duas folhas, piquei, temperei com sal e limão e joguei na panela com óleo e alho frito. Fica como couve, um pouco mais mole, mas certamente foi aprovada. Agora vou tentar experimentar as folhas de ora-pro-nobis que, dizem, também é "comível"





quinta-feira, 17 de março de 2011

Nova florada

Nesta semana a ora-pro-nobis floresceu novamente e com certeza foi a florada mais bonita!
Olhem só!



segunda-feira, 14 de março de 2011

Aqui em casa tentamos viver da maneira alimentar mais saudável possível, mas é uma luta diária....
Somos verdadeiros adeptos de verduras, frutas, grãos... não por uma imposição, por gosto, mas é difícil fugir definitivamente das massas, pães de farinha branca, de embutidos, mesmo por que não somos tão xiitas assim e nos rendemos (de vez enquando) a uma pizza, a um refrigerante, a um chocolate.
Gosto muito de pão integral, mas se como muito começa a me dar um desespero, uma necessidade incontrolável daquele pãozinho francês com aquela manteiga (de preferência a da latinha). Acho que é uma questão de hábito; fomos criados com pão caseiro branco, feito no cilindro. Até minha filha que não tem 3 anos desdenha o pão integral - que mãe eu sou!!!!!- apesar de ele ser frequente aqui.
Semana passada fiz uma receita de pão integral; é muito bom, principalmente quando sai do fôrno, mas dois dias depois já estava eu comprando um pãozinho francês!!!!!
Olha o pão!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Tô fraca, Tô fraca....

Já faz alguns anos que minha irmã ganhou um casal de galinhas d'angola. O macho morreu logo nos primeiros meses, mas a fêmea, registrada como Pipa, já faz parte da família. Dizem que ela ainda não bateu asas porque está sozinha, sem companhia. Mas isso não é problema para ela, que convive muito bem com os cachorros menores (os maiores ficam no lado de baixo da chácara) e até cuida do quintal como eles, chegando até mesmo a soltar um som "parecido" - com o devido exagero- com um latido. Claro que diariamente ela solta o seu característico tofraca, tofraca.... fora que é uma verdadeira pintura!
Nessa semana ela resolveu botar, e olha o resultado! pena não ter o macho para chocar.




E esta é a própria.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia de mutirão

Aproveitamos que é feriado e que todos estão por aqui para trabalharmos um pouco; não temos jardineiro, então nós mesmos fazemos todo o serviço de podar, cortar a grama, plantar... hoje a principal meta foi cortar a hera que recobre grande parte do muro. Antes fazíamos isso com o tesourão, mas meu pai facilitou o serviço, já que ele faz quase tudo, e comprou uma máquina apropriada, até eu me arrisquei a manuseá-la, o que é bem fácil, apesar de perigoso; o único problema é a dor que fica pelo corpo....
A maior parte da hera cortada foi para a composteira, que hoje foi organizada e de onde foi tirado muito adubo orgânico.




Olhem a poderosa da máquina de poda; como facilita o serviço...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ah, o inverno!

Desde a semana passada estamos com um "ar de inverno"; e eu não reclamo nada sobre isso, pois não suporto calor - adoro um frio! e neste carnaval estou aproveitando para descansar e dormir muito debaixo das cobertas; por sinal, até tirei minhas colchas (aquelas do Paraguai bem peludinhas, leves e deliciosas) do guarda-roupa e as lavei.
Hoje o marido foi matar a eterna vontade de pescar, isso por que foi apenas em um pesqueiro, então aproveitei para fazer um bolinho de fubá e um chá de erva-cidreira. Aqui em casa somos todos fãs de chás - durante às noites frias faço para tomarmos antes de dormir e até minha pequena já se acostumou a isso. Temos alguns tipos aqui na chácara, como erva-cidreira, hortelã, erva-doce, alfavaca.
Os pés de erva-cidreira sumiram por um tempo, já que os cachorros descobriram que ele pode ser comido também, mas agora já estamos com uns pés novos. Desde tipo de erva ainda pode ser feito um suco delicioso.







A receita desse bolo desmente aqueles que dizem que todo bolo de fubá precisa de farinha;

Para o angu:
2 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar cristal
2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo.

Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e acrescente 4 gemas e 4 claras em neve (onde misturo 1 colher de fermento em pó). Erva-doce opcional.
Dica: quando acrescento as gemas ao angu ( aproveito as pás da batedeira ainda "sujas" de clara) e bato bem ainda na panela.


Asse em forma untada e enfarinhada por +- 25 minutos.

é o bolo favorito da minha pequena. Fica muito bom mesmo.


terça-feira, 1 de março de 2011

Mais mamão!

Há tempos fiz um post sobre um doce de mamão em pedaços que eu adoro!!!! mas agora olhem este da foto!



O mamoeiro aqui está tombando de tão carregado, então minha mãe resolveu fazer esse doce que também fica ótimo, só não me pergunte a receita exata; apenas sei que ela faz um caramelo, coloca o mamão ralado, pouquíssima água, um pouco mais de açúcar, cravo e deixa apurar.
Valeu D. Biga!
Ah, parabéns maninhas.