sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Esperança - Mário Quintana

Esperança
Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

Um 2011 de muita esperança a todos nós!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lágrimas de Cristo

As lágrimas de Cristo estão um verdadeiro espetáculo. Impossivel alguém chegar aqui e não se encantar com sua beleza.


domingo, 26 de dezembro de 2010

Sucos, sucos e mais sucos

Nesta época de festas, e para muitos durante o ano todo, é absurdo o consumo que é feito de refrigerantes. Não que aqui em casa não gostemos deles, não sejamos hipócritas, mas estamos reduzindo muito, ainda mais agora na época de frutas fartas. Por isso andamos abusando dos sucos de maracujá, limão rosa, manga e ainda das polpas congeladas de acerola - e por experiência, dificilmente alguém troca um suco fresquinho, natural, por refri.
Bom domingo com cara se segundona!

Limoeiro com frutos pequenos, mas que já rendem um bom caldo.


e o maracujá.


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Gabirobas!

Não falamos até agora que a chácara pertence a meu pai; ele ainda não se rendeu a morar aqui, ainda prefere uma avenida cheia de barulhos.... , mas é ele quem mais cuida deste espaço e quem plantou praticamente tudo. Como moramos perto, ele vem todos os dias.
Ontem falei sobre as mangas e hoje falarei sobre a gabiroba, uma frutinha de gosto duvidoso - eu adoro! - e que poucos conhecem. Estamos no auge da produção e temos que correr, pois elas duram pouco no pé, ainda mais com as chuvas! o problema é apanhá-las, já que não alcançamos com as mãos; aí que entra meu pai na história, aproveitano que comecei falando sobre ele. Anteontem ele subiu no pé, chacoalhou os galhos e ficamos em baixo com um lençol apanhando as frutas. Chupei algumas na hora e tentamos fazer um suco, mas não deu certo- mesmo não batendo as sementes, ficou amargo, deixa pra lá....
Bom, mais um pouco e lá se vão as gabirobas, mas o melhor é que ela sendo uma árvore bem frondosa, fornece uma sombra maravilhosa quase o ano todo.
Para aqueles que não conhecem, aqui vão algumas fotos.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As mangas....

Na chácara, há um espaço bem generoso destinado às frutas e nesta época muitas delas estão em sua temporada, como no caso das mangas, às quais me dedico a falar hoje. Temos 4 pés de mangas-rosa e 2 de tommy.
As mangas são constantes em minha vida. Quando criança, tínhamos um pé de manga espada no quintal, e elas eram deliciosas, principalmente por que a carga era bem minguada; hoje raramente encontro esse tipo. A mais comum sempre foi a rosa e nem por isso menos saborosa, mas encontrá-la em mercados é coisa rara, mesmo por que ela é bem perecível. O bom mesmo é quando é dada ou, principalmente, roubada!
Hoje a manga mais comum se tornou a tommy; além de ser fácil de comprar, tem preço bom e dura um bom tempo e ainda não tem fiapo para aqueles mais "frescos".
Esse é o primeiro ano que os dois pés de tommy estão produzindo aqui e elas estão deliciosas. Ainda estou com receio de colhê-las, pois o marido levou 4 picadas de abelhas quando fez isso, mas ele é corajoso e sempre vai lá.

Ainda no pé







Pronta para ser devorada







terça-feira, 21 de dezembro de 2010

No início...

Este é o início de nosso blog, estamos na semana do natal e choveu muito esta madrugada.
Estamos na zona nordeste de Maringá-PR e nossa vizinhança se compõem de algumas chácaras localizadas no conjunto batel, o contorno norte (suas obras) bem próximas e um córrego que limita o fundo da propriedade.
Aqui temos a área de habitação e jardins e a área de pomar e hortas, há 9 cães e 5 gatos além de uma galinha d'angola como animais de estimação (com projeto para porquinhos-da-índia), como também 3 sapos residentes e vários pássaros (todos livres): sabiás (um encanto), choca-barradas, beija-flores diversos, corujas, pica-paus, joões-de-barro entre tantos outros.
Há muitas plantas ornamentais e como estamos no início do verão, elas estão exuberantes, com destaques para a Lágrima-de-cristo, caládios, gerânios e marias-senvergonhas (beijinhos).
No pomar temos manga, citros diversos, banana,  figo, jaboticaba, gabiroba, maracujá, abacate, romã, carambola e uvas em produção, além de pitanga, cereja, acerola, araçá, seriguela, pinha, lichia e cana-de-açúcar (para garapa e rapadura).
A horta ainda está crua, estamos esperando os resultados da composteira para iniciar com força a nossa horta orgânica.
Separamos o lixo: plástico, vidro, papel e metal (todos limpinhos) para reciclagem, orgânicos para composteira e mandamos minímo possível para a coleta municipal.